quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A carroça



http://www.folhauniversal.com.br/img/quadradinho-ocre.gif

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio pelo bosque. Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
“Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?”
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
“Estou ouvindo um barulho de carroça.”

"Isso mesmo", disse meu pai, "é uma carroça vazia."
Então perguntei-lhe:
“Como pode saber que a carroça está vazia se ainda não a vimos?”
“Ora”, retrucou, “é fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!”

Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa que fala demais, que interrompe a conversa dos outros querendo demonstrar que é a dona da razão, que acha-se melhor do que as outras e se porta de forma marrenta e orgulhosa, tratando o próximo com grossura e prepotência, tenho a impressão de ouvir o meu pai dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!”

(Autoria desconhecida)

2 comentários:

Profª Edriana Rocha disse...

Texto excelente para reflexão sobre o convívio social!!!
Os textos que lemos e que escolhemos ler diz muito sobre nós mesmos.
Você é um garoto especial!

Wilmarques disse...

Muito Obrigado professora!Você também é uma pessoa maravilhosa e muito especial para mim,para sua família,seus amigos e o 2ºA lhe admira muito!!!